Bom, vamos a uma rápida explanação sobre a vida do Freud.
- 1856: Nasce em 6 de maio, na cidade de Freiberg, Morávia;
- 1859: muda para Leipzig;
- 1860: muda para Viena;
- 1873: ingressa na faculadde de medicina;
- 1876-1882: trabalha com o professor Ernst Brucke;
- 1881: conclui o curso de medicina;
- 1882: abandona a carreira acadêmica e passa a trabalhar no Hospital Geral de Viena;
- 1885: é nomeado conferencista de neuropatologia, e recebe bolsa de estudos para o Hospital Salpêtrière, em Paris;
Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg, na Morávia, atual República Tcheca. Em 1859 muda-se com sua família para Leipzig e, um ano depois, para Viena. Ficou na cidade de Viena até 1938, quando mudou-se para Londres devido a ocupação nazista.
Em 1873, ingressou na faculdade de medicina de Viena, onde se interessou pelo estudo de histologia e anatomia do sistema nervoso. Entre os anos de 1876 a 1882, trabalhou com o professor Ernst Brucke, onde fez pesquisas sobre a medula espinhal do peixe Ammocoetes petromyzon.
Concluiu o curso de medicina no ano de 1881, e possuia o interesse de permanecer na universidade, trabalhando como professor e pesquisador, porém, em 1882, seguindo um conselho do professor Brucke, ele abandonou a carreira acadêmica, pois, a sua situação financeira era precária e o trabalho como clínico traria um retorno economico maior.
Freud, seguindo o conselho de Brucke, passou a trabalhar no Hospital Geral de Viena como assistente clínico, e ao mesmo tempo permaneceu com suas pesquisas sobre anatomia do sistema nervoso, no Instituto de Anatomia Cerebral, sob orientação de Theodor Meynert.
Em dado momento de sua trajetória, Freud passou a estudar doenças orgânicas do sistema nervoso, obtendo rápido sucesso nessa área foi nomeado conferencista de neuropatologia, em 1885. Nesse mesmo ano Freud recebeu uma bolsa de estudos para estudar em Paris. Essa ida a Paris seria um dos momentos mais importantes para a história da psicanálise, pois, foi com a bolsa de estudos para o hospital Salpêtrière, que o estudo das neuroses tornou-se o principal interesse de Freud.
(Continua)
Fonte:
SIMANKE, Richard Theisen, CAROPRESO, Fátima. Temas de introdução à psicanálise freudiana. São Carlos: Edufscar, 2006.
MEZAN, Renato. Freud: A trama dos conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Angelo Luiz Sorgatto
Um blog íntegro e coerente, que transmite acima de tudo o respeito às outras areas de conhecimento, outros teóricos, outras psicologias.
ResponderExcluirParabéns pessoal.
Nostalgias das aulas da prof. Fátima...
ResponderExcluirO ponto chave para entender a psicanálise não está criticar a teoria sem conhecê-la antes, e para conhecer a psicanálise vimos que é necessário um espaço maior para discussões das leituras básicas, esclarecimentos e afins, já que este espaço ao decorrer das disciplinas não é suficiente. É de suma importância a participação dos interessados para que possamos construir um olhar crítico e aplicar cada um em sua área de atuação, e que assim consigamos quebrar alguns paradigmas preconceituosos que por vezes norteiam o senso comum.
Parabéns pela dedicação e empenho de todos!